A interface entre marketing digital e e-learning

Desenvolver treinamentos, em especial para a internet, não é tarefa simples.  O conhecimento em si é só uma parte do quebra-cabeças.  Transformá-lo em algo que efetivamente crie uma mudança positiva em quem está recebendo o treinamento é a parte mais complexa.

Talvez você não tenha feito esta associação, mas existem outras pessoas que nos últimos 20 anos vem desenvolvendo técnicas para levar conteúdo para os internautas:  os profissionais de marketing digital.

Mesmo que os objetivos finais sejam diferentes (para um é vender algo, para outro transmitir um conhecimento), o fato é que grande parte das ferramentas e estratégias de marketing digital estão voltadas para educar um público-alvo em relação à necessidade que eles podem ter em relação a um produto ou serviço.

As ferramentas são várias, e incluem redes sociais, sites/blogs, e-mail marketing, conteúdo em múltiplas mídias, e processos de “alimentação” gradual de conteúdo.

Se você acha que isso não tem nada a ver com e-learning, veja algumas situações em que ferramentas de marketing digital podem alavancar experiências de e-learning mais ricas:

Para gerar interesse

Mesmo antes de iniciar um processo de treinamento, o treinando pode receber conteúdo preparatório e motivacional, tanto para que já chegue ao treinamento com uma base de conhecimento mais sólida (equalizando a situação entre diferentes participantes), quanto para que compreenda melhor os objetivos e ganhos que irá obter durante este aprendizado.  As mesmas técnicas usadas para tornar um potencial cliente interessado por um produto ou serviço podem ser usadas para “pré-educar” um treinando, tornando evento de treinamento muito mais proveitoso.

Para aumentar o engajamento

O tempo da comunicação unilateral no treinamento já acabou.  Um grupo fechado em uma rede social, por exemplo, pode mudar brutalmente a experiência do aprendizado, reforçando o networking e a troca de experiências.  Também é possível agregar mais valor à parte formal do aprendizado com conteúdo complementar entre sessões de aulas.

Para promover o aprendizado contínuo

O fim de um processo de treinamento não deve ser o fim do aprendizado daquele tema.  Usando redes sociais, blogs e e-mail marketing, o instrutor pode continuar contribuindo com seus alunos, através de artigos, vídeos, cases, exemplos, etc., sejam dele mesmo ou de fontes externas.  Isto cria uma relação de valor de longo prazo, e tanto o treinando quanto o instrutor são mais valorizados com esta dinâmica.

Estes são apenas alguns exemplos de como o uso de táticas de marketing digital podem contribuir com experiências de e-learning.  Com criatividade (o que é fácil) e uma mente aberta (que depende de cada um), o responsável por um treinamento pode criar um processo que vai além da sala de aula (física ou virtual).  O conhecimento será melhor absorvido.  A relação de valor será de longo prazo.  Quem aprende ganha muito mais.  Quem ensina é mais valorizado.

E ainda, se estivermos falando de um treinamento que está sendo vendido na internet, o uso do marketing digital é praticamente uma obrigação.  Neste caso, uma integração inteligente entre conteúdo gratuito, material de divulgação e o treinamento em si, alavancará exponencialmente os resultados, tanto para instrutores como para os alunos.  O próprio branding do treinamento pode ser incrementado, criando mais exposição e valor para todos.

Praticamente qualquer pessoa do mundo pode ser alcançada com o marketing digital.  A aliança entre um bom conteúdo educacional e boas estratégias de divulgação, criam casos de enorme sucesso para a divulgação de conhecimento.

Fundador da Avantta e Co-Fundador da Academia do Psicólogo, uma empresa de treinamento online e presencial de psicólogos. Acredita no poder que a internet tem para exponencializar o conhecimento e desenvolvimento humano. Engenheiro e gerente de projetos (de acordo com seu filho, o melhor do mundo).

This Post Has One Comment

  1. Hosting

    Muitas vezes o marketing cria uma campanha centrada em um tema especifico. Mas para ela ter o sucesso que esperado, e necessario que sua equipe de vendas seja informada sobre o que a de marketing esta fazendo. Do que adianta lancar uma promocao para um consumidor em potencial comprar dois ou mais produtos, se o seu vendedor nem souber disso e como informar os clientes?  Quando a relacao entre marketing e vendas esta em sintonia, o resultado das campanhas e muito melhor e voce conseguira conquistar mais clientes facilmente.

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